A lista sobre o que levar na mala da maternidade varia de hospital para hospital, estação do ano do parto e muitos outros fatores. Não sei exatamente o que VOCÊ vai querer levar (e, no seu ponto de vista, precisa), mas posso te dizer o que eu levei para mim (ou levaria se fosse ter filho novamente). Segue a lista do que levar para a maternidade, do meu ponto de vista.
Mala de maternidade da mãe
– calcinhas confortáveis (2 para cada dia de internamento) e meias.
– pijama próprio para ajudar na amamentação.
– outro pijama bom para amamentar, mas que não foi comprado especialmente para a ocasião (porque é possível que você suje o primeiro).
– Sutiã de amamentação.
– pacote de absorventes noturnos.
– roupa para sair da maternidade (se você foi com qualquer roupa porque saiu correndo para o hospital, é bacana levar outra roupa para você sair. Se você marcou uma cesárea e pode se arrumar antes de ir e sai com a mesma roupa que chegou).
– escova de dentes, de cabelo, pasta de dente, shampoo, condicionador, sabonete e desodorante. Eu não levei sabonetes especiais e cremes porque sabia que não ia usar, mas se você for disciplinada com isso, leve.
– cinta pós-parto. Eu levei com base na minha experiência anterior, mas meu obstetra contraindicou o uso (já falei que não usaria cinta pós-parto de volta).
– chinelo de dedo para usar no banho.
– pantufa ou outro chinelo para andar pelo hospital (eu amo o Crocs para essa finalidade porque é fácil de colocar, pode ser com meia e sem meia mesmo se a unha do pé não estiver feita).
– absorvente para seios.
– concha para seios.
Mala de maternidade do bebê
– 3 conjuntos de roupa do tamanho previsto para o bebê (no meu caso foi roupinha RN). Cada conjunto tinha: um body de malha para colocar por baixo, uma calça de malha para colocar por baixo, um tip top de manga comprida, um par de meias, um par de luvas, uma touca (essa touca e esse luva eram de algodão fininho) e um cueiro.
Eu tinha comprado uns conjuntinhos de luvas e toucas fofos e baratos por isso cada troca tinha um diferente. Você pode aproveitar uma touca só todos os dias (e se estiver bem calor, nem precisa), mas a luvinha a criança pode colocar na boca e molhar. Então, é interessante ter mais do que um par. Além do frio, a luva protege das pequenas unhas afiadas do recém-nascido.
– Roupas extras: dois tip tops P, dois bodies P, duas calças P, dois pares de meia.
– 5 fraldas de pano e 3 panos de boca.
– Toalha para o bebê.
– Sabonete líquido (eu levei o Da cabeça aos pés, da Johnsons).
– Um pacote de fraldas RN (eu levei um pacote de 20 unidades da Pampers).
– Pomada para assadura (eu levei Dermodex).
– Lenço umedecido (mas você não vai usar no bebê tão pequeno. Eu levei o lencinho Sensitive, da Pampers).
– Chupeta (eu levei, mas não é indicado dar para o bebê antes que ele esteja bem adaptado com a amamentação – aliás, nem depois….)
– 1 manta de malha (mais fina).
– 1 manta de soft (se for bem frio, pode ser até de lã).
– 1 casaquinhos P.
As trocas de roupas prontas, eu levei separadas em saquinhos de tecido feitos pela minha mãe. A primeira troca você vai ter que deixar pronta porque é o que o pessoal da maternidade vai colocar após o parto. As demais, você vai trocar no quarto, mas se já tiver separado ajuda bastante, né?
Mala de maternidade para o papai
– troca de roupa + pijama para o tempo que ele vai ficar de acompanhante
– lanches para ele comer entre as refeições (se a mãe estive bem, ela pode comer também)
– itens de higiene pessoal (escova de dente, pasta de dente, shampoo etc)
Diversos
– câmera fotográfica ou de vídeo (se for o caso)
– carregador de celular
– documentos do convênio médico
– documentos de identificação dos pais (RG, CPF e certidão de casamento para fazer o registro na maternidade, se houver o serviço)
– quadrinho da porta da maternidade
– lembrancinhas da maternidade
Fonte: www.maternidadesimples.com.br